16 abr Serviço da Zona Azul volta ao normal no dia 22 de Abril
A partir do dia 22 de abril, 170 agentes fiscalizadores de estacionamento estarão disponíveis no centro da Capital para atender aos motoristas que utilizam o serviço da Zona Azul. Em caráter emergencial, a Prefeitura de Florianópolis contratou a Dom Parking Estacionamento Ltda, de Joinville, que vai operar até que o resultado da concorrência seja anunciado. Preço, horários de cobrança e vagas de estacionamento rotativo não serão alterados. Os blocos adquiridos antes da mudança continuam valendo.
A decisão da alteração no serviço, antes controlado pela Aflov (Associação Florianopolitana de Voluntários) e que hoje conta com pouco mais de 40 agentes, aconteceu depois que a prefeitura recebeu denúncias sobre ação de flanelinhas e extorsão de motoristas em espaços destinados à Zona Azul. A quantidade limitada de pessoas vendendo os cartões também motivou reclamações dos usuários. Ao não encontrar vendedores de trânsito. “A forma atual não atende as necessidades dos usuários. O serviço perdeu a característica de rotativo. A Guarda Municipal não está conseguindo fiscalizar e tem utilizado o bom senso de não aplicar multas”, afirmou o secretário de Administração, Gustavo Miroski.
O TCE ( Tribunal de Contas do Estado) também havia considerado ilegal o modelo de contratação feito pela Aflov. Por meio de um TAC (Termo de ajustamento de conduta) firmado no Ministério Público do Trabalho, a prefeitura se comprometeu a anular as rescisões de contrato dos funcionários demitidos pela Aflov e a Dom Parking em recontratar os que desejarem permanecer no serviço.
O projeto de licitação para contratação da nova empresa que vai operar a Zona Azul, de acordo com Miroski, foi encaminhado à Câmara de Vereadores. A intenção do município é que o processo de escolha esteja concluído em julho. A contratada deverá disponibilizar 200 pessoas para executarem o serviço e também opções variadas de pagamento.
(Notícias do Dia, 15/04/2013)