Progestão online forma 194 gestores de educação em Florianópolis

Progestão online forma 194 gestores de educação em Florianópolis

Um total de 194 gestores de oito Gerências Regionais de Educação (Gereds), depois de 12 meses de curso, se formou no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares (Progestão) Online. O Programa tem o objetivo de formar lideranças escolares comprometidas com a construção de um projeto de gestão democrática da escola pública focada no sucesso dos alunos. O encerramento do curso ocorreu nesta quinta-feira, 15, no Hotel Castelmar, em Florianópolis, durante seminário sobre gestão escolar. A capacitação foi promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio das Diretorias de Educação Superior (Dies), Básica (Dieb) e de Tecnologia e Inovação (Diti), e conta com a parceria do Instituto Razão Social (IRS).

Esta é a quarta edição do Progestão, iniciado em 2002, e a primeira na modalidade on line. O Programa já formou 12.712 gestores, e a meta para 2014 é formar mais 1.800 gestores da rede pública estadual. “Esta primeira edição do On Line foi assumida por uma equipe da SED, com 240 inscritos. Foi um projeto experimental para qualificar todos os gestores e que teve um saldo bastante positivo”, declarou a gerente de Políticas e Programas de Ensino Superior e coordenadora do Progestão, Edir Seemund.

Participaram também da formatura a secretária em exercício da SED, Elza Moretto, o diretor da Dies, Gilberto Luiz Agnolin, e a coordenadora do Programa no Estado, Edir Seemund.

Progestão – É uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) para formação a distância em gestão administrativa e pedagógica de gestores de escolas públicas. “O Progestão Online se constrói por meio de um processo democrático e participativo, seguindo os mesmos passos da construção do Progestão, no qual todos aprendem e contribuem”, destaca o diretor da Dies, Gilberto Luiz Agnolin.

O Programa foi constituído pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed). O objetivo deste grupo é pensar o conteúdo online a partir dos textos originais. Para tanto, elabora-se um mapeamento dos conteúdos dos módulos; a seguir o Razão Social formata as telas a partir de um trabalho de desenho instrucional que contém os conteúdos e interações.

(Floripa News, 29/04/2013)