Novo galpão de triagem de resíduos sólidos entra em funcionamento

Novo galpão de triagem de resíduos sólidos entra em funcionamento

O galpão de triagem de resíduos sólidos inaugurado no final do ano passado na Servidão Felicidade, situada no Altos da Caieira, no Saco dos Limões, entra em funcionamento nesta terça (09). A primeira carga de material proveniente da coleta seletiva de lixo da Companhia Melhoramentos da Capital (COMCAP) será entregue às 17h30, e em seguida será assinado um termo de gerenciamento do galpão pelo Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF).

Do evento participam o prefeito, do Superintendente do IGEOF, Everson Mendes, e os secretários da Habitação e Saneamento Ambiental, Rafael Hahne, e de Assistência Social e Juventude, Alessandro Abreu.

O trabalho no novo galpão vai envolver de 25 a 30 pessoas da associação comunitária Recicla Floripa, que irão fazer a triagem de cerca de 60 toneladas de resíduos sólidos por mês e dividir os lucros obtidos com a venda do material. A atividade deve gerar renda mensal de aproximadamente três salários mínimos para cada trabalhador.

“São pessoas que estavam desempregadas ou na informalidade, e que agora vão poder estar trabalhando no projeto, ajudando a cidade a enquadrar-se na legislação e gerando renda”, comentou Everson Mendes. Ele refere-se à lei federal nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece metas de reciclagem e de desvio dos resíduos de aterros sanitários.

De acordo com a COMPCAP, Florianópolis já está fazendo a coleta seletiva de lixo há mais de 20 anos. Das mil toneladas de resíduos sólidos recolhidos mensalmente pela empresa, cerca de 600 toneladas são doadas para a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis, instalada no Centro de Transferência de Resíduos Solídos do Itacorubi, e aproximadamente 60 toneladas para a Associação de Recicladores Esperança, no Monte Cristo.

A associação comunitária do Saco dos Limões vai reciclar parte dos outros 44% de resíduos sólidos coletados, a exemplo do que é feito por outras nove entidades da Grande Florianópolis.

(Prefeitura Municipal de Florianópolis., 08/04/2013)