Fatma quer reabrir camping do Parque do Rio Vermelho, na Capital

Fatma quer reabrir camping do Parque do Rio Vermelho, na Capital

Os turistas que sentiam falta de acampar no Parque Estadual do Rio Vermelho durante a temporada de verão ficarão felizes com a novidade divulgada pela Fatma (Fundação do Meio Ambiente). O presidente do órgão, Gean Loureiro, afirmou que vai encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa para que o camping volte a funcionar por meio de empresa terceirizada que seria escolhida em processo licitatório. Ele espera que até o final do ano tudo esteja preparado para receber os turistas.

“Além disso, discutimos com a Polícia Ambiental a construção de uma trilha ecológica dentro do parque, que possibilite a contemplação de animais silvestres e leve conscientização para a preservação de espécies ameaçadas”, antecipou. De acordo com Gean, a polícia já tem estudo nesse sentido e o projeto custaria R$ 1 milhão.

Gean afirmou que na segunda-feira terá uma reunião com o Ministério do Turismo para apresentar o projeto com o intuito de captar recursos. “A trilha terá um quilômetro e faremos contato com escolas para visitação”, completou.

Sobre a privatização do parque, Gean justificou que o local ficou desativado principalmente porque a Fatma não tem como prioridade a administração dessas áreas. “Vamos passar para uma empresa que tenha condições de fazer isso bem. Terá exigências, criaremos critérios de uso e vamos continuar fiscalizando a área. Queremos estender esse modelo a outras unidades de conservação, como a Serra do Tabuleiro”, alertou.

Capacidade para 600 barracas

O camping foi fechado na temporada de verão entre 2011 e 2012. A Fatma alegava falta de recursos para a manutenção. O camping funcionava desde 1975 e recebia turistas de todo o Brasil e do exterior.
O local tinha capacidade para 600 barracas e 50 trailers e motorhomes por dia. Durante a temporada, cerca de 2,5 mil diárias costumavam ser utilizadas no local, representando uma média de 30 pessoas por dia.

São 41 mil m² em meio à área verde. O camping está localizado dentro dos limites do Parque Estadual do Rio Vermelho, entre a praia do Moçambique e a Lagoa da Conceição, na estrada geral do Rio Vermelho (Rodovia João Gualberto Soares), a três quilômetros do centrinho da Barra da Lagoa.

(ND, 29/03/2013)