07 mar Teleférico está na lista do PAC 2
Transporte ligaria a UFSC e o Ticen, com parada no alto do Maciço do Morro da Cruz
A construção de um teleférico entre o campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Terminal de Integração do Centro (Ticen), passando pelo Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis, promete melhorar a mobilidade na porção mais habitada do município – calcula-se que cerca de 170 mil pessoas moram na região, boa parte em comunidades carentes.
Os projetos e a obra estão orçados em R$ 142 milhões e contarão com a contribuição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) de Mobilidade em Médias Cidades, garantido, ontem, pelo governo federal.
A proposta para o sistema de transporte inédito em Florianópolis é baseada no teleférico do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, instalado em 2011.
Lá, o meio de transporte levou mais conforto para as comunidades pacificadas e agilizou a mobilidade dos moradores, além de atrair turistas para conhecer o local.
Segundo a carta-consulta, encaminhada ao Ministério das Cidades, o teleférico de Florianópolis está previsto para ter 3,2 quilômetros, com três estações: na UFSC, no Maciço do Morro da Cruz e no Terminal de Integração do Centro (Ticen)
O percurso é calculado em cerca de 11 minutos, um trajeto que de ônibus levaria, no mínimo, 25 minutos. A intenção é que o projeto conte com 120 cabines com capacidade de até oito passageiros cada. Com essa estrutura, seria possível transportar até 15 mil usuários por dia.
O prefeito Cesar Souza Junior lembra que o projeto será integrado ao transporte coletivo e que as obras devem iniciar ainda em 2013, já que os projetos executivos precisam ser finalizados e entregues ao Ministério das Cidades ainda no primeiro semestre.
Somente no projeto será definido minuciosamente qual será o traçado do teleférico. O preço da passagem ainda não foi discutido.
(DC, 07/03/2013)