21 mar Maratona Cultural comemora os 287 anos de Florianópolis com apoio da ACIF
Maior evento multicultural de Santa Catarina está agendado para os dias 22, 23 e 24 de março. Em sua terceira edição, a Maratona Cultural de Florianópolis expande-se para outros bairros e recebe convidados internacionais.
Não há mais como negar: Santa Catarina é um verdadeiro celeiro de produção cultural e cada vez mais ganha espaço e admiradores para seus múltiplos talentos. E é para dar ainda mais oportunidade para estes artistas, que a Maratona Cultural de Florianópolis abre seus palcos, entre os dias 22 e 24 de março.
Nesta terceira edição, a Maratona Cultural passa a ser o evento oficial em comemoração aos 287 anos de Florianópolis. E como uma data especial merece uma programação à altura, serão mais de 36 horas de atrações gratuitas de dança, música, teatro, cinema e artes visuais. Ao todo, 713 artistas dividem-se entre os 237 produtos culturais que serão apresentados em 42 palcos, distribuídos tanto na Ilha como no Continente. Com 85% das atrações oriundas de Santa Catarina, a Maratona Cultural apresentará 62 atrações musicais, 26 grupos de dança, 42 grupos de teatros, 15 exposições artísticas e 40 produções cinematográficas, oferecidas gratuitamente para os moradores e visitantes da capital catarinense.
É claro, soma-se a este contingente atrações convidadas de outros estados do Brasil e até mesmo do exterior. No primeiro dia do evento (22/03) a novidade é o francês Nicola Son, sucesso de público em 2012 no Brasil com a sua mistura inusitada de maracatu, xote e frevo com a língua francesa. Depois de colocar o swing carioca na música francesa, agora, no álbum “Nord Destin”, ele apresenta um mix com os ritmos nordestinos. O show de Nicola Son é uma parceria da Maratona com a Aliança Francesa, e será às 20h, no TAC.
No sábado, dia 23, muitas novidades, a começar pelo “Especial 100 anos de Vinícius de Moraes”, às 13h30, no Mercado Público de Florianópolis, com os músicos Geysson Dias, Camélia Martins e Verônica Kimura interpretando os maiores sucessos deste grande ícone da Bossa Nova. No mesmo dia, destaque para uma orquestra de baterias, que se apresenta às 15h, no largo da Catedral Metropolitana; para o Jurerê Jazz Festival, que recebe os músicos Sito Lozzi e Badi Assad, às 17h; e para o grupo Ueba, do Rio Grande do Sul, que encena “O Bom Quixote”, novamente no largo da Catedral, no centro da cidade, às 17h30.
Ao anoitecer de sábado, mais uma atração nacional: às 20h30 sobe no palco na praça da Lagoa da Conceição a cantora baiana Karina Buhr, uma das grandes revelações da música nacional. Em 2010, quando lançou o seu primeiro disco, Karina foi eleita “Artista do ano” pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e um dos principais acontecimentos naquele ano para a revista Rolling Stone. Na MTV americana, Karina Buhr foi comparada à cantora Patti Smith, porém “com olhos pintados e um monte de cultura brasileira a seu dispor”.
No dia de encerramento da terceira Maratona Cultural de Florianópolis (24/03), dois novos shows nacionais: Jorge Mautner e Raimundos. Mautner, que se apresenta no Parque de Coqueiros, às 19h, reúne em seu show músicas compostas desde 1958 como “Vampiro” e “Sapo Cururu”, além de trabalhos recentes como “Manjar de Reis”, em parceria com Caetano Veloso. Já o Raimundos, com mais de duas décadas de trajetória no rock nacional e a promessa de um álbum com faixas inéditas ainda para este ano, se apresentam em um palco inusitado: o Terminal Urbano de Florianópolis, às 20h do dia 24.
A lista de convidados ainda é composta pelas atrações: Thiago Petit (SP), Badi Assad (SP), DronsManouche e Cacique Revenge/Des Filles Fantastiques (PR) Máquina de Pinball (MG) e Spaghetti – Seres de Luz Teatro (SP), que mostram a sua produção artística para os catarinenses.
A Maratona Cultural conta com patrocínio do Funcultural, através da Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina. Co-realização da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
(Acif, 20/03/2013)