Deinfra faz manutenção na passarela

Deinfra faz manutenção na passarela

O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) garantiu que irá retirar, a partir da próxima segunda-feira – se o tempo contribuir –, oito lajes e quatro parapeitos que correm o risco de cair da passarela Sul da Ponte Colombo Salles, em Florianópolis.

A decisão é consequência de uma inspeção realizada por cinco engenheiros civis no local, que ocorreu há três semanas. A análise comprovou que as placas de concreto estão se soltando e podem de fato cair sobre embarcações.

Depois desta verificação, segundo o Deinfra, teria sido requisitada a proibição da passagem de barcos por baixo das pontes da Capital pela Marinha do Brasil. Segundo Maurício Mafra, gerente de operações do Deinfra, serão colocadas as sinalizações na área interditada, conforme as exigências da Capitania dos Portos e a legislação, até o próximo domingo, sem horário definido. A retirada das placas, que tem 2,2 metros cada, deverá ser realizada às 22h da segunda-feira, para não prejudicar o tráfego sobre a ponte.

– Nós já suspeitávamos da corrosão em algumas partes da passarela, e enviamos nossos engenheiros para verificar os locais mais graves – informou Mafra.

As passarelas da Ponte Colombo Salles estão interditadas para travessia de pedestres há mais de 20 anos e, em breve, terão todas as placas de concreto retiradas para evitar futuros riscos ou imprevistos às embarcações sob as pontes.

(DC, 22/03/2013)