14 mar Comitê critica o projeto original
Grupo formado por professores e comunidade avaliou que a proposta prioriza os veículos e não os pedestres e ciclistas
O projeto original de duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Bairro Pantanal, um dos principais acessos à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, foi apresentado ontem no Comitê de Mobilidade da instituição.
Os professores e a comunidade ficaram satisfeitos com a abertura para o diálogo por parte da prefeitura, mas consideraram a proposta, elaborada há 10 anos, ultrapassada.
O projeto prevê duplicação, ciclovia, canteiro central, paradas de ônibus e passeios de três metros. Mas os especialistas da universidade consideram a proposta inadequada à Política Nacional de Mobilidade Urbana, que estabelece a prioridade para pedestres, ciclistas e transporte coletivo.
– Esse projeto é muito automobilístico. Será possível contribuir com ideias de mobilidade sustentável, como incluir canaletas exclusivas para ônibus – observa o professor do Departamento de Automação e Sistemas da UFSC, Werner Kraus Júnior.
O secretário de Obras da prefeitura, João Amin, mostrou interesse em receber sugestões, mas deixou claro que a elaboração do projeto executivo é de responsabilidade da prefeitura. Ele não quer descartar o plano original por outro, mas sim melhorá-lo.
Mesmo a UFSC não aceitando o teor do projeto básico, a prefeitura é respaldada pela lei estadual 15.976, que retomou o terreno doado (que faz parte da obra) para a UFSC e transferiu para o município. Mas, o Executivo municipal preferiu uma negociação amigável porque a universidade ameaçou entrar na Justiça para questionar a lei, considerada inconstitucional pela instituição.
(DC, 14/03/2013)