07 fev Enterro da Tristeza dá início ao Carnaval de 2013 em Florianópolis
O bloco SOS abre nesta quinta-deira (7) a festa de Carnaval de Florianópolis com desfile pelas ruas do Centro da Capital e o tradicional Enterro da Tristeza. O tema e samba-enredo deste ano é “Sou SOS, Sou Criança, Sou Feliz”. A festa começa às 15h na sede da AFESSC (Associação dos Funcionários Estaduais da Saúde de Santa Catarina) com show da banda Atrevidos, e às 19h30 segue em passeata com foliões pela avenida Mauro Ramos, até a Praça 15 de Novembro e Largo da Alfândega.
Segundo o presidente da AFESSC e coordenador do bloco, José Jacques, o tema é uma homenagem às crianças e às antigas brincadeiras de infância. O carro abre alas do bloco será uma carreta, que remete aos carrinhos infantis. Outros brinquedos como patinete, iôiô, balanço e rolimã, também farão parte das alegorias. Algumas entidades ligadas a crianças como Hospital Infantil e Lar Recanto do Carinho também participarão da festa.
Quem ainda quiser comprar as camisetas do bloco pode ir até a sede da Affesc. Até quarta (6) já tinham sido vendidas cerca de 4.600 camisetas, sobraram 400. A expectativa de público é maior do que o ano passado, que foi de 25 mil pessoas. Jacques acredita que pela falta do desfile das escolas de samba na passarela este ano, as pessoas deverão comparecer mais nas festas de carnaval de rua. “A gente até se emociona, todos os anos os moradores ficam nos esperando nas janelas do prédio, é uma festa compartilhada, todos se contagiam com a alegria”, disse.
O Bloco SOS conta com um carro alegórico em forma de caixão e dois trios Elétricos. A viúva, a morte e o coveiro, personagens tradicionais, junto com a rainha e as princesas precedem a multidão que comemora o enterro da tristeza. O desfile é aberto ao público, mas os interessados em participar da festa que antecede o desfile, às 15h30, deverão adquirir o ingresso/camiseta no valor de R$15. A segurança do evento será feita pela Guarda Municipal, Polícia Militar, além de 30 seguranças particulares contratados pelos organizadores da festa.
O Enterro da Tristeza foi criado na década de 60, pelo antigo Clube Paineiras. Em 1995, o Bloco SOS, organizado pela AFESSC em 1982, resgatou a tradição do desfile, abrindo o carnaval de Florianópolis. Hoje o desfile continua sendo um sucesso levando mais de 20 mil pessoas as ruas de Florianópolis durante o carnaval todos os anos.
(ND, 07/02/2013)