14 jan Passeio pela história
Fortaleza no Norte da Ilha é uma ótima opção de lazer e uma viagem ao passado
Que tal dar um tempo da praia e conhecer melhor a história de Florianópolis? A Praia do Forte, no Norte da Ilha de Santa Catarina, guarda lembranças do século XVII, período em que Portugal precisava resguardar a costa sul do Brasil contra os espanhóis.
Lá está localizada a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. O comerciante de São Paulo, Edson Gouveia de Barros, de 44 anos, decidiu visitar o local, que é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ele se impressionou com as muralhas de pedras e os canhões de ferro fundido.
– Resolvemos dar uma volta e conhecer a parte histórica da cidade. Aqui é bonito, está bem cuidado.
Mas nem sempre foi assim. A edificação construída em 1740, junto com as fortalezas de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones, foi abandonada e depredada. Em 1992, a Universidade Federal de SC passou a gerenciar e fez a restauração do local.
– Buscamos os projetos originais em arquivos de Lisboa e do Rio de Janeiro. É um grande museu a céu aberto e mostra as técnicas construtivas do século XVII. Dá para avistar o sistema triangular das outras duas fortalezas responsáveis pela defesa da Barra Norte da Ilha – explica o diretor do Projeto Fortalezas, Joi Cletison Alves.
No passeio, o visitante pode conferir desde o quartel da tropa (onde existe vestígios do piso original), o paiol da pólvora, a casa do comandante e a capela com a imagem de São José.
– Mexe com nossas sensações. Minha filha ficou arrepiada ao entrar na capela e eu senti aquele cheiro de coisa antiga. É uma viagem no tempo – afirma a paulista Nair Luiza Fernandes, de 67 anos.
(DC, 12/01/2013)