31 jan Maricultura: embargo decidido hoje
Hoje será um dia decisivo para a maricultura da Grande Florianópolis. Começa às 14h a audiência pública designada pela Justiça Federal para tentar uma conciliação entre MPF, Celesc, UFSC e Fatma.
O objetivo é tentar por fim ao embargo da produção de mariscos, ostras e berbigões de Governador Celso Ramos até Palhoça.
Ontem à tarde, o juiz Marcelo Krás Borges, da Vara Ambiental, intimou também o governo do Estado para participar da audiência e prestar esclarecimentos ao MPF. A Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca deverá comparecer, levando os resultados dos exames divulgados que apontaram não haver ascarel nos moluscos do Sul da Ilha e nem na água do mar. Com relação ao vazamento de óleo, que tem causado o impasse na maricultura, um passo foi dado ontem. Caminhões contratados pela empresa WPA Ambiental – com sede em São Paulo – chegaram a Florianópolis para dar início ao processo de remoção de resíduos sólidos e líquidos.
Os veículos trouxeram tambores e sacos impermeáveis. Hoje, o material será transferido de caixas d’água para os novos recipientes. Amanhã, inicia-se o transporte para Camaçari, na Bahia, onde será incinerado. A previsão inicial era de que os resíduos fossem retirados da subestação desativada da Celesc, no Sul da Ilha, na semana passada.
(DC, 31/01/2013)