17 jan Comcap faz limpeza da Via Expressa Sul
Custos da operação devem dar base a convênio entre governo do Estado e Prefeitura Municipal de Florianópolis para manutenção das rodovias estaduais
A Comcap realizou serviços de roçagem e limpeza dos mais de 60 mil metros quadrados às margens da Via Expressa Sul, na Capital. A manutenção do canteiro e imediações da rodovia estadual SC-405 foi retomada no sábado por determinação do prefeito Cesar Souza Júnior, depois de ter tratado com o governador Raimundo Colombo da possibilidade de estabelecer convênio com o Estado para remunerar o serviço.
De acordo com o presidente da Comcap, Ronaldo Freire, os custos dos serviços estão sendo apurados com a intenção de formalizar novo convênio entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis e o governo do Estado.
Como na implantação
Em 2009, lembra Freire, a Comcap atuou no projeto de Revitalização Paisagística e Urbanística da Via Expressa Sul. Em parceria com a Floram, por meio de convênio entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Secretaria do Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, foram investidos na ocasião R$ 585 mil na arborização e no plantio de espécies ornamentais ao longo da área de aterro.
O contrato não foi renovado nos últimos anos, de modo que a limpeza havia retornado à responsabilidade do Deinfra.
Projeto original
Por ocasião da revitalização, observa o engenheiro agrônomo da Comcap Marcos Genro de Brum, foram implantadas 300 árvores de médio a grande porte como palmeira jerivá, ipê rosa e sibipiruna, e mais de 30 mil mudas de espécies de forração como tagete, petúnia, boca-de-leão, maria-sem-vergonha e sálvia e 1,5 mil metros quadrados de grama.
O projeto desenvolvido por ele e pela arquiteta da Floram Marisa Fonseca também levou em conta as formações de fauna e flora do manguezal à época em recuperação.