Turismo é emprego e renda para todos

Turismo é emprego e renda para todos

Da coluna de Carlos Damião (ND, 14/12/2012)

Empresários catarinenses estão indignados com o descaso oficial em relação à política de turismo no Estado e querem providências

Às vésperas de mais uma temporada de verão, as entidades do setor – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina, Conselho Estadual da CNTur e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis – manifestam grande preocupação pela forma como vem sendo tratado o turismo, principalmente no ano que termina. Para os presidentes das entidades, respectivamente Estanislau Bresolin, Beto Barreiros e Tarcísio Schmitt, a falta de planejamento, o descaso e o jogo de empurra entre as autoridades em nada contribuem para o desenvolvimento desta importante atividade econômica. Como integrantes e representantes legítimos do setor, estes líderes querem ver nas estruturas de governo capacidade técnica e a demonstração de melhores rumos para que Santa Catarina tenha no turismo uma das principais molas propulsoras da economia. É mais que sabido que é o setor que melhor distribui renda, beneficiando uma grande massa da população.

Positivo

A reunião entre os vereadores eleitos da Capital e as entidades do Grupo Gestor de Turismo de Florianópolis, na quarta-feira (12), deve gerar bons frutos para o setor. Conforme o diretor de Turismo da ACIF, Ernesto São Thiago, um dos organizadores do evento, foi acertado que o Grupo terá assento permanente na Comissão de Turismo da Câmara Municipal. “A ideia é ter o trade participando do dia a dia do legislativo, em todos os projetos que impactem no turismo”, diz.