Árvore iluminada na Capital

Árvore iluminada na Capital

Enquanto cidades confirmam os eventos de Carnaval, Florianópolis ainda não definiu o Ano-Novo. A festa depende de licitação, que foi aberta hoje. A árvore de Natal chegou com atraso em relação a outras cidades do Estado que estão com programações desde novembro. Ela foi acesa, ontem, na Avenida Beira-Mar Norte.

Apesar da abertura do processo licitatório para organizar a virada, o secretário de Turismo, Carlinhos Tucano, garante que há tempo suficiente para planejar a festa. A ideia é que haja 17 minutos de queima de fogos e apresentação de bandas locais.

A árvore da Natal foi montada com atraso devido a problemas com a primeira vencedora, do interior de São Paulo, que desistiu da montagem. Com isso, a empresa que ficou em segundo ganhou a licitação. O decorador e carnavalesco Carlos Alberto Schneider explica que quando a vencedora não quis mais era dia 22 de novembro.

– Houve toda aquela burocracia para apresentação dos documentos necessários, por isso, o atraso na instalação – explica.

A árvore acesa, ontem, sem cerimônia, é a mesma usada nos últimos anos, exceto em 2009, quando uma árvore de LED foi montada.

A estrutura de 30 metros de altura, da base até a estrela, é composta por 35 mil micro lâmpadas brancas e vermelhas, 800 metros de corda luminosa, dois mil metros de festão verde – uma espécie de pinha feita com garrafas pets – iluminados por dentro com 10 refletores em vapor metálico verde. Trinta bonecos de Papais-Noéis, em tamanho natural, foram colocados como se estivessem escalando o pinheiro. Assim como no ano passado, a árvore é musical.

De acordo com o secretário de Turismo, o dia que a árvore será retirada ficará a critério da próxima gestão.

(DC, 18/12/2012)