12 nov Prefeito de Palhoça realiza mobilização no Mercado Público da Capital pelo transporte marítimo
Neste sábado (10) o Mercado Público de Florianópolis será palco da mobilização propositiva pela criação imediata do Sistema de Transporte Marítimo da região metropolitana. O evento, coordenado pelo prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, e apoio da Acatmar (Associação Catarinense de Marinas), ocorre das 10h às 14h com a intenção de despertar a população para a urgência da implantação desse novo modal. No vão e entorno do Mercado Público serão distribuídos camisetas e adesivos para a população com o slogan “Transporte Marítimo Agora Vai”.
Além de informar a população sobre o projeto o objetivo da mobilização, segundo Ronério, é mobilizar as instituições – Ministério Público, Secretaria do Patrimônio da União e Ibama – que ainda precisam se integrar ao projeto e liberar licenças e autorizações para a execução do transporte marítimo.
O prefeito de Palhoça acredita que não há outro modal tão interessante no momento “com recurso tão pequeno”, R$20 milhões, 2% do valor necessário para a ligação da quarta ponte, que integre os quatros município que fazem parte da Grande Florianópolis – São José, Biguaçu, Florianópolis e Palhoça. “Temos convicção que mais de 20 mil pessoas utilizarão esse novo modal. Temos todos os levantamentos e sabemos o valor de investimento e os pontos necessários para embarque e desembarque. É preciso vontade política, quando os quatro municípios estiverem integrados no processo dará certo”, afirmou Ronério.
Na próxima semana o prefeito de Palhoça se reúne com empresários do setor de transporte coletivo para um passeio marítimo com o modelo Catamarã, com capacidade para 120 passageiros, para apresentar a operacionalidade do setor náutico. Segundo ele, para que o novo modal funcione é fundamental conectar o transporte marítimo com o transporte coletivo.
(ND, 10/11/2012)