Missão holandesa conhece tecnologia catarinense

Missão holandesa conhece tecnologia catarinense

A tecnologia catarinense chamou a atenção de um grupo de 35 empresários holandeses que integram uma missão comercial que veio ao Brasil nesta semana. O grupo completo é formado por 175 empresas e pelo casal real holandês, o príncipe Guilherme Alexandre e a princesa Máxima. Em Santa Catarina, os empresários participam até esta terça-feira de painéis e visitas às empresas catarinenses e só voltam à Holanda no final desta semana.

Nesta segunda-feira (19), o dia foi reservado para conversas com representantes do Governo de Santa Catarina, Acate (Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia) e Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), além de empresários do setor tecnológico em Santa Catarina. “Foi o primeiro encontro entre os países, certamente teremos novidades em longo prazo”, assegurou o diretor de relações industriais e institucionais da Fiesc, Henry Quaresma, que participou do encontro apontando as transformações das empresa de tecnologia em Santa Catarina. “Nossas empresas estão muito interessadas em receber investimentos de outros países”, respondeu aos empresários.

Além das negociações que começaram durante os intervalos dos painéis, o cônsul honorário da Holanda no Brasil, Robert de Ruijter, observou o interesse dos holandeses em promover conhecimento aos brasileiros. Ele explicou que há universidades na Holanda que oferecem cursos de graduação e pós-graduação em língua inglesa, o que facilita aos brasileiros que tiverem interesse em estudar fora. “Ouvi muito dos empresários de Santa Catarina o quanto eles têm necessidade de encontrar mão-de-obra qualificada. Podemos ajudar nesse sentido também”, comentou Ruijter.

(ND, 20/11/2012)