Evento na Capital debate iniciativas de voluntariado

Evento na Capital debate iniciativas de voluntariado

Social Good Brasil será realizado na próxima semana, reunindo exemplos de boas ideias na internet

Nem só nas conversas online e nas telas de alta resolução se manifesta a tecnologia. Iniciativas pelo mundo comprovam que ela tem se tornado uma ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda. Para debater ideias que utilizam essas ferramentas para a transformação social será promovido o Social Good Brasil, em Florianópolis. O evento, durante os dias 6, 7 e 8 de novembro, contará com especialistas, empresas e organizações com projetos na área.

A idealizadora do Social Good Brasil e presidente voluntária do Instituto Voluntários em Ação (IVA), Fernanda Bornhausen Sá, explica que o encontro da semana que vem faz parte de um movimento mundial, que começou no final da década de 1980, nos Estados Unidos. No Brasil, a proposta de utilização das mídias sociais como plataforma de mudança na sociedade despontou nos últimos anos, segundo ela. Fernanda acredita que o seminário vai contribuir para a expansão dessa corrente.

– O objetivo é inspirar, informar e convidar as pessoas para a ação, para que usem as novas tecnologias e a inovação como transformação social – destaca a organizadora.

A presidente do conselho do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom), Lucia Dellagnelo, que também faz parte da organização do seminário, complementa:

– O que é inédito neste evento é reunir todas as iniciativas isoladas, que utilizam a tecnologia para a transformação social, dando visibilidade para que outras pessoas consigam pensar e agir em prol da sociedade. Vamos compartilhar e unir os esforços com essa proposta.

Entre os palestrantes internacionais estão o empresário e consultor de empreendedorismo e inovação nas empresas Pixar, Cisco Systems e Qualcoom, Peter Sims; o especialista em branding – percepção do consumidor sobre um produto – e mídias sociais, Simon Mainwaring; e a especialista em tecnologia Beth Kanter. A presidente da Fundação Telefônica, Françoise Trapenard, e o blogueiro e diretor de comunicação da IBM Brasil, Mauro Segura, integram as participações brasileiras. Também serão apresentados casos de pessoas e instituições que encontraram nos recursos tecnológicos um meio de melhorar algumas situações.

Melhores projetos serão premiados

A versão brasileira do Social Good – “bem social”, em tradução livre – é uma iniciativa do IVA e do ICom, com o apoio da Fundação Telefônica, Vivo, Instituto C&A e IBM Brasil.

O evento de três dias é uma das ações do Programa Social Good Brasil que pretende, além de disseminar o uso de tecnologias na mudança social, apoiar experiências inovadoras e capacitar para outros projetos na área. O programa envolve ainda um portal na internet com informações sobre a proposta e um Festival de Ideias que premia projetos de inovação, empreendedorismo e conta com uma categoria voltada em pensamento inovador para o bem social. No ano que vem, devem ser promovidos novos eventos e ações na área.

(DC, 03/11/2012)