Soluções antigas para a mobilidade

Soluções antigas para a mobilidade

Da coluna de Carlos Damião (ND, 24/10/2012)
Estudos do Deter colecionam projetos existentes há quase 20 anos para resolver nossos problemas de trânsito, inclusive transporte marítimo
Está disponível ao público há muito tempo (inclusive na web) um estudo interessantíssimo do Deter (Departamento de Transportes e Terminais) denominado “Transporte Alternativo – Região Metropolitana de Florianópolis”. Trata do Sistema Integrado de Transporte Rodoviário Intermunicipal e do Sistema de Transporte Hidroviário, beneficiando toda a região conurbada da Grande Florianópolis. O mais interessante é que o estudo resgata outros projetos propostos pelo governo do Estado e pelas prefeituras, desde a década de 1990, incluindo o “Estudo do Sistema Integrado de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana de Florianópolis”, desenvolvido no governo de Esperidião Amin (2002) e nunca aplicado. E tem mais: o estudo mais abrangente sobre o transporte marítimo data de 2000, também durante o governo de Amin. Portanto, ideias e boas intenções não faltaram ao longo da história. Faltou, mesmo, nos últimos 10 anos, vontade política para enfrentar com seriedade um problema – o colapso do sistema viário – previsto há muito tempo pelas autoridades e pelos estudiosos.
Pouco caso
Pelo fato de Florianópolis ser a capital do Estado e, portanto, município mais destacado da região metropolitana, caberá ao futuro prefeito liderar o processo de implantação das soluções de transporte de massa regional. E, detalhe, pouco se ouviu falar sobre o assunto na presente campanha eleitoral. Fala-se em transporte marítimo, como sempre, de maneira pontual e evasiva.