03 out Florianópolis é um roteiro de valor
Artigo escrito por Pedro Paulo de Abreu – Presidente da CDL Florianópolis (DC, 03/10/2012)
Diante da consolidação como destino turístico preferido entre os brasileiros e cada vez mais admirado pelos estrangeiros, Florianópolis tem entre seus principais desafios o da qualificação do turismo, atraindo público de bom nível cultural e, portanto, formador de opinião , além de maior poder aquisitivo.
Florianópolis já tem incomparável vantagem nos recursos naturais e, gradativamente, constrói um circuito de eventos e uma rede de gastronomia capazes de oferecer lazer e entretenimento de qualidade. O espaço a ocupar, entretanto, ainda é significativo. Em dias de mau tempo, apenas os shoppings são os refúgios para turistas. Sentimos a falta de um oceanário, de programação de teatros, festivais de música e de artes, etc.
Algumas iniciativas, contudo, estão contribuindo para promover a cidade por aspectos de grande importância cultural e para valorizar nossa autoestima, com a divulgação das riquezas locais. A CDL de Florianópolis lançou um produto que gerou forte repercussão – o Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis, com verbas do Funturismo e elaborado pelo professor Antonio Oliveira, notável conhecedor da história e do turismo da Capital.
Com a simplicidade e a eficiência das melhores soluções, o roteiro proporciona uma caminhada de, em média, duas horas pelo centro histórico da Ilha, e, neste percurso, o visitante descobre aspectos da arquitetura do século 19 do prédio da Alfândega e da Rua Conselheiro Mafra, as peculiaridades envolvendo a Catedral Metropolitana, o Palácio Cruz e Sousa ou a centenária figueira da Praça XV e o Mercado Público.
É a oportunidade de os turistas entenderem Florianópolis como um lugar muito além das praias e para reavivar a memória dos moradores, resgatando questões históricas nacionais que ecoaram na Capital.