04 set UFSC é considerada a nona melhor universidade do Brasil
A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) ocupa a nona posição do Ranking Universitário Folha, uma listagem inédita que avalia 191 instituições de ensino superior de todo o país a partir de indicadores de pesquisa científica, inovação, qualidade de ensino e avaliação do mercado. O ranking da “Folha de S.Paulo”, que tem outras 12 instituições do Estado, foi criado adaptando avaliações internacionais ao contexto brasileiro. Os critérios foram definidos por meio de entrevistas feitas pelo Datafolha com pesquisadores e com executivos de recursos humanos.
Entre os quatro critérios que compõem a fórmula do Ranking Universitário Folha, os de maior pontuação – entre 0 e 55 – são qualidade de pesquisa e qualidade de ensino. No início de agosto, a UFSC também apareceu entre as primeiras colocadas em um ranking de avaliação das instituições de ensino superior. A universidade catarinense alcançou a segunda colocação, entre as brasileiras, no ranking Web of World Universities. No ranking mundial, a Universidade Federal de Santa Catarina está na 98ª posição.
Na segunda-feira, no primeiro de aulas do segundo semestre, com um mês de atraso, devido à greve de servidores e professores, a novidade foi a utilização do prédio de seis andares e 6.735 metros quadrados, o Bloco I. O local, inaugurado no início de maio e que não contava com rede elétrica, água, acesso e instalações, foi utilizado pela primeira vez para aulas na universidade. Alunos de sete centros de ensino terão aulas no Bloco I.
(ND, 04/09/2012)