Parque do Maciço do Morro da Cruz será aberto até dezembro

Parque do Maciço do Morro da Cruz será aberto até dezembro

As 16 comunidades do maci­ço do Morro da Cruz terão que esperar um pouco mais para aproveitar o Parque do Maci­ço. A obra, que tem recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo fede­ral, começou em julho de 2010 e estava prevista para ser concluí­da no primeiro semestre do ano passado. O atraso foi devido à al­teração nos projetos elétrico e de drenagem. “O projeto elétrico era de 2008 e quando começou a sair do papel as normas da Celesc ha­viam mudado e o projeto se tor­nou inviável”, explicou Américo Pescador, diretor de obras da Se­cretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental.
A expectativa da secretaria, que gerencia a obra, é de abrir o parque ao público até o fim deste ano. A entrada será livre (gratuita) e haverá dois portais, um na avenida do Antão, prin­cipal acesso, e outro no Mont Serrat, próximo à escola Lúcia Livramento Mayvorne.
O projeto do parque foi desen­volvido pela arquiteta e urbanista Cibele Assmann Lorenzi, com a proposta de preservar a vegeta­ção nativa, evitar a ocupação nas áreas de preservação permanente e proporcionar lazer. A intenção é que seja parecido com o Parque Ecológico do Córrego Grande.
Os moradores terão à disposi­ção duas quadras poliesportivas, banheiros, vestiários, pista de caminhada, decks, áreas verdes para passeio, viveiro de mudas, lagos e parque infantil. Um posto de fiscalização da Floram (Funda­ção Municipal do Meio Ambiente) também será instalado junto à ad­ministração do parque. A estrutu­ra da Floram, que ficará responsá­vel pelo parque, está praticamente pronta. Falta apenas finalizar as vias de passeio, a área de estacio­namento, instalar a rede de água e esgoto e a parte elétrica.
Passeio, piquenique e preservação
Mesmo com atraso nas obras, a notícia de que o parque será aberto e gratuito para a comunidade deixou a comerciante e moradora do Monte Serrat, Rosana Maria Reis, 44 anos, empolgada. Ela e os vizinhos desconfiavam que a área fosse particular e temiam perder o espaço.
Andando pelo novo parque com o filho Cauã, Rosana conta que ela e a família já passeavam e faziam piquenique no local, quando só havia trilhas. “É um presente, porque não temos nenhuma área de lazer aqui. O legal é que eles também vão preservar o local, que está cheio de árvores frutíferas. Precisamos também desse espaço verde”, disse.
FIQUE POR DENTRO
Parque do Maciço
Área: 1.494.000 m²
Acessos: 2 (pela avenida do Antão e pelo Mont Serrat)
Estrutura: duas quadras poliesportivas, banheiros, vestiários, pista de caminhada, decks, áreas verdes para passeio,viveiro de mudas, lagos e parque infantil
(ND, 13/09/2012)