27 set Comcap comemora nono aniversário do Museu do Lixo
Programação aberta, na sexta-feira, das 14h às 16h30min, no CTReS do Itacorubi, com apresentação de vídeo, teatro, música e fotos
Nesta sexta-feira, 28, a Comcap marca o nono aniversário do Museu do Lixo com vídeo, teatro, fotografia, música e contação de história. A cada ano, esse memorial dos hábitos de consumo dos moradores de Florianópolis recebe 7 mil pessoas em visitas monitoradas pela equipe de educação ambiental da Comcap.
A programação de aniversário ocorre entre às 14h e 16h30min, nas instalações do museu no CTReS, Rodovia Admar Gonzaga, quilômetro zero.
O que é o Museu do Lixo
O Museu do Lixo, instalado pela Companhia Melhoramentos da Capital em 25 de setembro de 2003, é referência em educação ambiental, pela forma lúdica com que aborda a produção e destinação dos resíduos sólidos.
Numa área de 200 metros quadrados, o coordenador Valdinei Marques organiza em torno de 5 mil itens desviados do lixo pelos garis da Comcap ou por doação de particulares. “Os objetos costumam espantar e deixar curiosos os mais jovens e despertar saudades nos mais velhos”, aponta Valdinei.
Coleções de ferros de passar roupa, latas de refrigerante e cerveja, máquinas fotográficas e de costura, aparelhos de telefone e computadores mostram hábitos de consumo que, cada vez mais, trocam o durável pelo descartável. No memorial, também estão expostos brinquedos feitos de materiais reaproveitados. Os próprios materiais usados para criar os ambientes do museu, como tintas e madeiras, são preferencialmente reaproveitados.
O Museu do Lixo está instalado no Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS) da Comcap, no Itacorubi, em área recuperada que, até o início dos anos 90, servia de lixão para Florianópolis. Por ano, 7 mil pessoas fazem visitas monitoradas ao circuito. O percurso inclui pontos de observação das camadas de lixo aterrado, do Mangue do Itacorubi, da área de transferência dos resíduos, da compostagem, e do galpão de triagem de materiais recicláveis. Ao final, no Museu do Lixo, os visitantes são convidados pelos monitores de educação ambiental da Comcap a repensar e reduzir a produção de resíduos.
(PMF, 26/09/2012)