06 set Aulas no IFSC retornam na segunda-feira
Em assembleia realizada nesta quarta-feira (05), os servidores docentes e técnico-administrativos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) decidiram retornar ao trabalho na próxima segunda, dia 10 de setembro. A decisão foi tomada após aprovação do termo de acordo de fim de greve, assinado entre a Reitoria e o Sinasefe-SC, que define as diretrizes sobre a reposição dos dias paralisados.
Todos os campi que estavam com as atividades paralisadas pela greve retornam às aulas nesta segunda-feira, independente de terem finalizado ou não o primeiro semestre de 2012. De acordo com a pró-reitoria de Ensino, 12 dos 19 campi do IFSC não encerraram o primeiro semestre: Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Gaspar, Geraldo Werninghaus, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, São José e Palhoça-Bilíngue. Nestes casos, dia 10 será iniciada a reposição das aulas.
Em três campi do IFSC – Criciúma, São Miguel do Oeste e Xanxerê – o primeiro semestre foi finalizado e nesta segunda já serão iniciadas as aulas do segundo semestre de 2012. Os campi Caçador, Garopaba, Lages e Urupema não tiveram o calendário acadêmico afetado pela greve, e seguem com as atividades normalizadas.
Calendário acadêmico
A pró-reitoria de Ensino divulgou o calendário unificado aprovado nesta terça-feira (04) pelo Colégio de Dirigentes, que estabelece datas limites para o início e o término de cada semestre e também o período de férias docentes. A partir dele, cada campus deverá adequar o seu próprio calendário, conforme a situação de cada local.
De acordo com o calendário unificado, o data limite para o término do primeiro semestre de 2012 é 29 de setembro. Já o segundo semestre de 2012 deverá ser iniciado entre 10 de setembro e 4 de outubro. Em caso de dúvidas, o aluno deve procurar a secretaria do campus para esclarecimentos.
Matrículas
Como os processos de ingresso foram mantidos durante a greve, no início da próxima semana serão divulgadas as novas datas para a realização das matrículas que não foram efetuadas durante esse período.
Termo de acordo
O termo de acordo aprovado na assembleia desta quarta-feira prevê que a reposição dos dias paralisados deve ser feita, preferencialmente, aos sábados. Define ainda que o Plano de Reposição de Trabalho priorize a normalidade das atividades que envolvem os discentes. Clique aqui para ler o termo de acordo de fim de greve.
(IFSC, 05/09/2012)