André Trigueiro: “As cidades estão em colapso”

André Trigueiro: “As cidades estão em colapso”

Em palestra na Pedra Branca, em Palhoça, jornalista criticou políticas públicas e o comodismo dos cidadãos
Ao abrir nesta segunda-feira (17), o ciclo de palestras promovido pela Cidade Pedra Branca, o jornalista André Trigueiro, especialista em questões ambientais, afirmou estar preocupado com os rumos do Planeta, principalmente com a situação de colapso das grandes cidades brasileiras. “Sou uma pessoa angustiada. Se eu finjo que está tudo bem eu adoeço”, revelou. Por quase duas horas ele falou sobre ações sustentáveis, criticou algumas políticas públicas e também o comodismo dos cidadãos brasileiros quanto o assunto é a preservação ambiental.
Uma das críticas de Trigueiro foi em relação à redução do IPI dos automóveis. “As principais capitais do Brasil entraram em colapso, não tem mais hora do rush. Carro só anda em comercial de TV”, ironizou. Para ele, o governo brasileiro deveria adotar medida semelhante à do presidente americano Barack Obama, que cobrou da indústria automobilística metas de inovação tecnológica e de eficiência energética. “O setor evoluiu a partir disso”, opinou.
Na avaliação dele, o problema maior não só o aumento dos carros nas ruas, mas sim as falsas promessas de melhorias no transporte coletivo. “Não podemos demonizar o carro, é um grande invenção da humanidade. O problema são os governos, que prometem transporte público de qualidade e não o fazem”, destacou. Sobre o tema, Trigueiro lembrou que neste sábado (22) realiza-se o Dia Mundial Sem Carro: “um dia de refletir em que mundo queremos viver e de que jeito”, pontuou.
Próxima palestra – No próximo sábado (22), às 11h, a urbanista dinamarquesa Helle Soholt é a convidada do Ciclo de Palestras promovido pela Cidade Pedra Branca, em Palhoça. A palestra é gratuita. Para garantir lugar, confirme a presença pelo telefone (48) 3086-9700 ou pelo e-mail contato@cidadepedrabranca.com.br .
(PalavraCom, 19/09/2012)