29 ago Prefeitura promoverá ação no Centro da cidade nesta quarta-feira, Dia de Combate ao Fumo
Nesta quarta-feira, 29, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo, e uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Florianópolis estará no Largo da Alfândega, Centro da cidade, para promover uma atividade de orientação e educação.
A Capital foi uma das primeiras do Brasil, em 2010, a implantar uma lei específica de controle do uso de derivados do tabaco em locais públicos. Além disso, o município oferece gratuitamente apoio aos que desejam abandonar o vício.
Além de ser uma dos principais responsáveis por mais de 50 doenças, o cigarro é também uma importante fonte de poluição do meio ambiente. Com mais de 4.700 substâncias tóxicas sua fumaça atinge não só os fumantes, mas todos no ambiente.
Os filtros também prejudicam o meio ambiente, pois estão carregados de materiais tóxicos que podem demorar mais de cinco anos para se decompor, quando levadas pela chuva para rios, lagos, oceanos, matando peixes, tartarugas e aves marinhas, que podem ingeri-los.
Nos países em desenvolvimento, o desmatamento devido ao plantio e à secagem das folhas do tabaco corresponde a 5% do total. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é sacrificada. O fumante de um maço de cigarros por dia consome duas árvores em um mês. Pelo menos 25% dos incêndios rurais e urbanos são causados por pontas de cigarros.
(DeOlhoNaIlha, 29/08/2012)