24 ago Florianópolis terá primeira usina solar de Santa Catarina
Santa Catarina larga na frente e dá um novo passo para a produção de energia renovável. O Estado terá uma usina solar, a primeira instalada em prédio público brasileiro. Os painéis para captar a radiação do sol serão colocados na cobertura do edifício sede e dos estacionamentos da Eletrosul Centrais Elétricas S.A, no bairro Carvoeira, na Capital. A empresa investirá R$ 8,1 milhões no projeto.
A ordem de serviço para o começo da obra será assinada hoje, embora o licenciamento ambiental ainda esteja em andamento. O empreendimento será construído pelo consórcio Efacec Megawatt Solar, formado pelas empresas Efacec Engenharia e Sistemas, de Portugal, e Efacec do Brasil. A direção da Eletrosul prevê que a implantação da usina seja concluída em oito meses.
A energia solar será captada por quatro mil painéis de silício e depois conectada na rede elétrica de larga escala. A produção será de um MWp (Megawatt-pico), quantidade suficiente para fornecer energia para 570 casas por ano. Pelo fato de utilizar a estrutura de um prédio público, a empresa pretende se transformar em referência no país.
Por meio da assessoria de imprensa, a direção da instituição informou que o projeto Megawatt Solar serviu de base para propostas que serão aplicadas na Copa do Mundo de 2014. O modelo da Eletrosul inspirou o projeto “Estádios Solares”, que será responsável pela geração de energia nas estruturas que vão sediar os jogos do Mundial. A utilização de energia renovável é um dos fatores exigidos pela Fifa para a escolher o país que sediará o evento.
(ND, 24/08/2012)