17 jul Floram embarga construção no Sul da Ilha
A Floram (Fundação do Meio Ambiente) embargou uma obra que estava sendo construída em área de preservação ambiental, no Sul da Ilha. Estas obras prejudicam a área que tem como função proteger recursos hídricos, a paisagem, estabilidade geológica, a biodiversidade, o solo e a segurança da população.
São áreas delicadas, onde a proteção oferecida pela vegetação nativa é essencial para garantir a conservação do solo, da água e do bem-estar da população. A ocupação de uma APP é prevista na lei como um crime ambiental, sendo o infrator sujeito a sanções.
Assim, o departamento de fiscalização ambiental da Floram constatou o início de uma construção de 15 metros quadrados no Sertão do Pantanal, sul da Ilha. O proprietário teve os materiais – tijolos, ferro, pregos, brita, telhas e areia grossa – apreendidos pela fiscalização. No local também havia criação de animais. Os fiscais deram um prazo de deu 20 dias para o proprietáio retirar os animais.
Denúncias deste tipo de construção irregular devem ser encaminhadas à Central de Denúncias Ambientais pelo telefone 3234-8483.
(PMF, 16/07/2012)