10 jul Famílias com pagamento de financiamento atrasado poderão negociar com a Cohab em Florianópolis
As famílias catarinenses que estão com os pagamentos atrasados de financiamento habitacional com a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) poderão participar das audiências de conciliação para a renegociação das dívidas a partir desta terça-feira (10) na Passarela Nego Quirido, em Florianópolis.
A ação faz parte do Programa Moradia em Dia, que beneficia 7,5 mil famílias catarinenses com atraso no pagamento. Serão oferecidas diversas opções para renegociação das dívidas, acumuladas desde a criação da Companhia, com descontos de até 100% nos juros de mora.
Os juros de mora cobrados em débitos atrasados representam um componente de peso na dívida total dos mutuários, principalmente quando a falta de pagamento se estende por um período mais longo. Com o perdão, o valor não é considerado. Diante da opção de o mutuário oferecer ou não entrada no total da dívida atualizada, os descontos sobre os juros de mora existentes podem variar de 30% a 100%.
Os mutuários da Grande Florianópolis com parcelas atrasadas foram convocados para o mutirão de conciliação, que ocorre entre os dias 10 e 14 de julho, das 9h às 18h, na Capital.
A diretora presidente da Cohab/SC, Maria Darci Mota Beck, destaca que as alternativas de atendimento para renegociação estão de acordo com o perfil e a situação financeira do mutuário. “O nosso objetivo não é retomar a posse de imóveis dos inadimplentes, e sim oferecer as condições necessárias para que eles regularizem o pagamento e preservem a moradia de sua família”, ressaltou Maria Darci.
A meta do Programa Moradia em Dia neste primeiro ano é reduzir pela metade o número de contratos em atraso. A regularização dos financiamentos garantirá um aumento no fluxo de caixa da Cohab e permitirá o investimento em novas moradias em Santa Catarina.
(ND, 09/07/2012)