31 jul Entrevista com Zena Becker: Terreno destinado à praça é usado como estacionamento pela prefeitura
A praça do Desterro, localizada entre a Rua Conselheiro Mafra e a Rua Francisco Tolentino, no centro de Florianópolis, deveria ser uma homenagem ao primeiro nome da Ilha de Santa Catarina. Ela foi criada oficialmente em 1990, por meio da lei municipal 3360, e foi sancionada pelo então prefeito Bulcão Vianna.
Porém, se passaram mais de 22 anos e a praça não saiu do papel. O terreno ainda pertence ao município de Florianópolis e teve outra finalidade: virou estacionamento de alguns funcionários da Prefeitura Municipal. A área foi cercada e o portão é mantido fechado o tempo todo. Apenas 20 servidores tem uma cópia da chave do cadeado. Eles estacionam os carros no início do expediente e voltam para buscar no fim do dia.
As vagas são disputadas e segunda a Secretaria de Administração da Prefeitura, responsável pela área, existe fila de espera para pdoer estacionar no local, e segundo o secretário Sandro Ricardo Fernandes, o terreno é usado há alguns anos como estacionamento.
Segundo Zena Becker, presidente da ONG FloripAmanhã, o espaço poderia ser aproveitado para construir a praça prometida, já que os moradores da região sentem falta de uma área verde próxima. “Eu não tenho dúvidas de que os empresários da região terão interesse em construir a praça. Isso melhoraria a imagem da região, que tem poucas áreas verdes” explica a presidente da ONG.
Assista aqui na reporagem do RBS Notícias.
Prefeitura admite criar praça no local em que funciona um estacionamento, em Florianópolis
Repercussão da matéria do dia anterior. Assista o vídeo aqui
(G1 – RBS Notícias, edições 26 e 27 de julho)