04 jul Encontro vai debater prevenção de doenças e alimentação de estudantes
Doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade e colesterol podem ser evitadas no adulto se um acompanhamento médico preventivo for feito desde a infância. Com o intuito de transmitir esta lição aos alunos, a Secretaria de Educação de Florianópolis (SME) vai realizar nesta quinta-feira (05/07), o Segundo Fórum de Nutrição e Alimentação Escolar. Os professores participarão de oficinas de verificação de pressão arterial, pesagem, medição de alunos e alimentação saudável.
As inscrições para profissionais da SME podem ser feitas até o dia 4 de julho no site www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/
O fórum acontecerá na sede da Faculdade ASSESC, Rodovia SC 401, Km 11, Itacorubi.
A abertura do evento acontece às 8h com a palestra “Prevenção das Doenças Crônicas do Adulto Desde a Infância”, proferida pela médica e professora de Pediatria da UFSC Isabela Giuliano. De acordo com a médica, por exemplo, deve ser tomado o hábito de aferir o colesterol em crianças a partir dos 10 anos e a pressão arterial a partir dos 3 anos de idade.
— Esta atenção aumenta se a criança está em um dos fatores de risco — observa Isabela.
Ainda no primeiro dia de fórum serão divulgados os resultados parciais da Semana de Saúde na Escola, que ocorreu em março, quando foram coletados dados de peso e altura de 9836 estudantes que possuem entre 6 e 10 anos de idade.
O objetivo foi de ter um perfil atualizado da saúde dos alunos da rede. O destaque do levantamento está na quantidade de alunos com práticas saudáveis de alimentação nas unidades da Capital, alcançando 70% da rede. Dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que nacionalmente apenas 32% das crianças possuem bons hábitos alimentares.
(DC, 03/07/2012)