Projetos sociais de SC serão apresentados na Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro

Projetos sociais de SC serão apresentados na Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro

Personagens do folclore mané chegarão ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira para participarem da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, a Cúpula dos Povos. O convite para integrantes do projeto Boi-de-Mamão do Porto da Lagoa, de Florianópolis, integrarem o evento que acontece paralelamente à Rio+20 foi feito pelo próprio Ministério da Cultura.
Junto com o Boi-de-Mamão, serão apresentados trabalhos de outro projeto social de Florianópolis, o Caeira 21, que promove oficinas na Caeira do Saco dos Limões, além de iniciativas de Organizações Não-Governamentais (ONGs) de todo o país. As participações se somarão aos encontros de autoridades do Estado e do mundo até o final da Rio+20, no próximo dia 22.
Para marcar a viagem da comitiva de Florianópolis rumo ao Rio de Janeiro, foi realizada uma apresentação do Boi-de-Mamão do Porto da Lagoa, em uma festa junina da comunidade.
O projeto, que ensina e estimula a cultura regional, foi reconhecido este ano como Pontinho de Cultura pelo governo federal, titulação que prevê uma verba de R$ 30 mil, com o intuito de promover a manutenção da cultura popular.
A participação dos projetos na Rio+20 tem como objetivo apresentar as ações em todo o país e discutir alternativas para se estender medidas que preservem a cultura, atraindo públicos de todas as faixas etárias e em diferentes realidades sociais.
A participação de 42 jovens e adultos da Capital catarinense em uma Conferência Mundial orgulha a coordenadora dos projetos Boi-de-Mamão e Caeira 21, Graça Carneiro.
– A importância maior de um evento como esse é proporcionar o conhecimento do Brasil, das nossas necessidades e conhecer o que se faz de bom. É o momento em que o mundo inteiro está voltado pra discussão do fizemos e do que vamos fazer. Como educador e cidadão, é muito bom poder participar e fazer a nossa parte – ressalta.
Entre as manifestações catarinenses está também o painel gigante produzido pelos alunos da Escola Municipal Professora Ada Sant’Anna da Silveira, de Joinville. O painel de cem metros quadrados, que desde a última sexta-feira ocupa um paredão da Cúpula dos Povos, é resultado de dois meses de trabalho dos estudantes, sob a orientação do artista plástico e ambientalista Paulo Lindner.
Autoridades de SC também compõem a agenda
Nesta segunda-feira, o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, marca o início da participação de autoridades catarinenses na Rio+20. Ele deve formalizar a participação de SC na Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável, canal para a discussão sobre iniciativas no setor.
Na terça-feira, o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Murilo Flores, apresenta, na Cúpula Mundial dos Estados e Regiões, a nova política de gestão ambiental, o programa Santa Catarina – Terra Sustentável, valorizando a certificação dos produtos com base em origem e em forma de produção.
Na quarta-feira, o governador Raimundo Colombo participa de solenidade em que devem participar cerca de 170 chefes de Estado. O prefeito Carlito Merss, de Joinville, também deve integrar o evento, juntamente com os prefeitos de Curitiba, Maringá e Rio de Janeiro.
(DC, 17/06/2012)