Revitalização da Praça Santos Dumont aguarda decisão judicial

Revitalização da Praça Santos Dumont aguarda decisão judicial

A FloripAmanhã, através do Programa Adote uma Praça, em parceria com a Floram, está empenhada em agilizar a Revitalização da Praça Santos Dumont, na Trindade, um anseio antigo da comunidade. Apesar de o estabelecimento comercial situado na Praça ter parado de funcionar e demolido parcialmente suas instalações, o início das obras de Revitalização depende de despacho do Juiz da 3º Vara da Fazenda Pública concluindo a ação do Ministério Público de Santa Catarina que visa acabar com a irregular ocupação de um espaço público pela iniciativa privada e devolver o espaço para uso comunitário.

“A FloripAmanhã inclusive já possui um adotante disposto a viabilizar o projeto de Revitalização, mas as obras não podem começar enquanto não sair esta decisão judicial”, afirma a presidente da Associação FloripAmanhã, Zena Becker. O projeto de Revitalização (clique na imagem acima para ver ampliado) foi criado pelo Curso de Arquitetura da UFSC, com a participação de estudantes e professores. “Hoje a Praça está abandonada, e a revitalização vai trazer a comunidade de volta para o espaço público, como já aconteceu na Praça Celso Ramos”, conta Zena.
A FloripAmanhã coordena o projeto de Revitalização da Praça Santos Dumont, atuando em conjunto com a Prefeitura Municipal (Secretaria de Obras, Floram, IPUF, Secretaria de Desenvolvimento Urbano), Associação dos Moradores do Bairro Trindade (AMBaTri), Conseg Trindade, Igreja Matriz da Trindade, UFSC – Departamento de Arquitetura, Polícia Militar, Ministério Público de Santa Catarina e Construtora GPinheiro.
Segundo a ação civil pública em andamento promovida pela 30ª Promotoria de Justiça da Capital – MPSC, “As familias trindadenses, especialmente crianças e idosos, não podem contar com aquele espaço, seja para uma caminhada, brincadeira, ou mera contemplação do lugar e pessoas, pois não há equipamentos urbanos mínimos, que indiquem o cuidado dos órgãos públicos, tanto na manutenção e poda das especiais vegetais, quanto de bancos, passeios, etc. Este estado de abandono favorece a ocupação da praça pública pelos comerciantes e usuários de drogas, tornando o local totalmente inseguro.”
De acordo com Élzio do Espírito Santo, da AMBaTri, o denominado Movimento Pró-Revitalização da Praça Santos Dumont e Entorno, sob a coordenação da FloripAmanhã, é uma experiência de PPPC – PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA-COMUNITÁRIA. “A situação da Praça não agrada a quem mora na vizinhança e também quem tem comércio e transita na área, mas estamos trabalhando na PPPC e próximos de uma solução favorável a todos”, afirma.

Adote uma Praça

O Programa Adote uma Praça foi lançado em 2007 através de parceria com a Floram com o propósito de resgatar o espaço público como área de lazer, com segurança, revitalizada e que promova qualidade de vida para nossos moradores – premissas visíveis na Praça Celso Ramos, Praça XV de Novembro, Largo da Alfândega, entre outras. Dos 208 espaços públicos existentes em Florianópolis, 98 foram adotados através do “Adote uma Praça” (dados de abril 2012), representando economia para o poder público e benefícios para a população.
Para adotar um espaço público, o munícipe pode entrar em contato com a Associação FloripAmanhã ou manifestar interesse no PRÓ-CIDADÃO, abrindo um processo para o pedido.