Lançamento oficial da captação de recursos via Lei Rouanet, para reforma da ponte, será definido dia 15

Lançamento oficial da captação de recursos via Lei Rouanet, para reforma da ponte, será definido dia 15

A data para lançamento oficial da captação de recursos, via Lei Rouanet, para a reforma da Ponte Hercílio Luz será definida no próximo dia 15, quando o secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, estará reunido com o secretário do Ministério da Cultura, Henilton Menezes.

Uma cartilha informativa, que está em fase final de produção, marcará o lançamento. Nela, haverá todas as informações necessárias para fazer a doação do dinheiro. Além de orientações, ela trará um histórico da ponte, inaugurada em 1926.

A expectativa do secretário é conseguir captar, até o final do ano, os R$ 64 milhões autorizados pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura e necessários para a etapa chamada Ponte Segura, considerada a mais importante da reforma. Trata-se do maior valor já aprovado pelo Ministério da Cultura desde a criação da Lei Rouanet, há 20 anos.

Com os recursos, será construída uma estrutura provisória responsável por escorar a Hercílio Luz durante a troca dos cabos da barra de olhal. Conforme o Consórcio Monumento, executor da obra, essa etapa eliminaria o risco de desabamento da ponte, interditada pela primeira vez em 1982.

(DC, 08/06/2012)