11 jun Lançamento oficial da captação de recursos via Lei Rouanet, para reforma da ponte, será definido dia 15
A data para lançamento oficial da captação de recursos, via Lei Rouanet, para a reforma da Ponte Hercílio Luz será definida no próximo dia 15, quando o secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, estará reunido com o secretário do Ministério da Cultura, Henilton Menezes.
Uma cartilha informativa, que está em fase final de produção, marcará o lançamento. Nela, haverá todas as informações necessárias para fazer a doação do dinheiro. Além de orientações, ela trará um histórico da ponte, inaugurada em 1926.
A expectativa do secretário é conseguir captar, até o final do ano, os R$ 64 milhões autorizados pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura e necessários para a etapa chamada Ponte Segura, considerada a mais importante da reforma. Trata-se do maior valor já aprovado pelo Ministério da Cultura desde a criação da Lei Rouanet, há 20 anos.
Com os recursos, será construída uma estrutura provisória responsável por escorar a Hercílio Luz durante a troca dos cabos da barra de olhal. Conforme o Consórcio Monumento, executor da obra, essa etapa eliminaria o risco de desabamento da ponte, interditada pela primeira vez em 1982.
(DC, 08/06/2012)