13 jun Florianópolis supera meta de vacinação contra a gripe
Mais de 64 mil doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em Florianópolis durante a campanha de imunização contra a doença.
A meta inicial era atender um total de 51 mil pessoas nas quatro faixas determinadas pelo Ministério da Saúde: idosos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e profissionais de Saúde. Em todas as quatro faixas os índices ultrapassaram os 80% indicados pela organização nacional da campanha.
Durante o inverno, o hábito que a maioria das pessoas têm em permanecer em locais fechados aumenta o risco de contágio pelo vírus da gripe (tanto a comum quanto a H1N1). O primeiro conselho dado pelos profissionais de Saúde é evitar estas situações, mantendo sempre portas ou janelas abertas.
Outra dica importante é lavar as mãos frequentemente com água e sabonete ou álcool gel. Sempre que tossir ou espirrar proteja a boca e o nariz com lenço descartável ou com o antebraço. Não compartilhe copos, louças ou talheres e evite apertos de mão ou demais contatos físicos com pessoas com sintomas da doença.
Como resultado da imunização, em 2011, houve redução (dados nacionais) de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados diminuiu 44% – de 9.383 para 5.230.
(DeOlhoNailha, 12/06/2012)