04 jun Fiesc lança plano de sustentabilidade industrial
(Da coluna de Estela Benetti, DC, 02/06/2012)
O Plano de Sustentabilidade para a Competitividade da Indústria de Santa Catarina foi lançado ontem à tarde, pela Fiesc, com a presença de mais de 250 representantes de empresas. O Sistema Fiesc foca 16 grandes áreas de atuação priorizando aspectos sociais, econômicos e ambientais. Segundo o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, não é possível separar a sustentabilidade da produção industrial. Ele observou que os recursos naturais são esgotáveis, por isso é preciso usar com eficiência.
Valor e preservação
O produto feito com sustentabilidade tem mais valor, avalia o presidente da Câmara de Qualidade Ambiental da Fiesc, José Lourval Magri. Segundo ele, o plano prevê mais difusão de soluções e benchmarking na área. A secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico do Estado, Lucia Dellagnelo, elogiou o compromisso da Fiesc com a sustentabilidade.
Biomóveis
Um dos projetos apresentados ontem foi o do Biomóvel, de São Bento do Sul. Grupo de 15 empresas assumiram o compromisso de fazer móveis rigorosamente dentro dos conceitos ambientais e o mercado está aceitando cada vez mais esses produtos, diz o presidente do do sindicato das indústrias do setor, Daniel Lutz.