Edital de licitação do transporte coletivo de Florianópolis é entregue ao prefeito Dario Berger

Edital de licitação do transporte coletivo de Florianópolis é entregue ao prefeito Dario Berger

O edital para a primeira licitação do transporte coletivo da Capital já está na mesa do prefeito de Florianópolis, Dario Berger. Na tarde de quarta-feira, 6, o vice-prefeito e secretário municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes, assinou o documento e encaminhou para a prefeitura como último ato de sua atuação à frente da secretaria.
O edital de licitação prevê a administração do sistema por uma empresa ou por um consórcio, com o objetivo de eliminar a regionalização presente atualmente no serviço. Nesse modelo, um ônibus poderá sair do Rio Tavares com destino à UFSC, por exemplo. “Ganha quem apresentar a menor tarifa para o serviço, sendo que não pode ser maior do que a estipulada hoje. Estamos priorizando um serviço de qualidade com tarifa justa para a população”, explicou Nunes.
Com a licitação, a prefeitura deixará de pagar subsídio de R$ 670 mil mensais às empresas. De acordo com Nunes, só será pago valor referente a 50% da tarifa estudantil, estipulado por lei. “O município terá que fiscalizar o sistema muito mais do que fiscaliza hoje para garantir a qualidade”, comentou Domingos Bonin, responsável pela auditoria e edital do transporte.
Nunes também apresentou o resultado da licitação para formulação do projeto BRT (Bus Rapid Transit, em português trânsito rápido de ônibus) e disse que vai encaminhar para análise do Tribunal de Contas do Estado antes da homologação. “A vencedora foi a BRT Florianópolis, um consórcio entre Prosul e uma empresa de Curitiba. Depois da homologação, a empresa tem seis meses para entregar o projeto do primeiro trecho: Centro/ Universidade”, explicou.
(ND, 07/06/2012)