11 jun Duplicação da Edu Vieira não sai do papel este ano
Há dez anos em pauta, a polêmica duplicação da congestionada rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal, não deve sair do papel em 2012. Em audiência pública ontem, na Câmara de Vereadores, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que precisa ceder um espaço da sua área para a obra, informou que vai criar uma comissão para discutir o assunto, junto com comunidade e prefeitura. O conselho do bairro aprovou a decisão da instituição.
Segundo a proposta da UFSC, apresentada pelo chefe de gabinete Carlos Vieira, a universidade tem o interesse em ceder o terreno, mas desde que atenda à comunidade do entorno. A ideia é que esta comissão tenha seis meses para dar subsídios para a prefeitura fazer o projeto. “A reitora (Roselane Neckel) e a vice-reitora (Lúcia Helena) frisaram que não queremos entrar em disputa ideológica. Mas a comunidade renegou este projeto”, disse Vieira. A reunião do Conselho Universitário que pode criar a comissão será no dia 26.
Enquanto uma série de representantes da universidade participou da audiência, o único da prefeitura foi o engenheiro Antônio Simões, da Secretaria de Obras. Ele disse que não há prazo para a obra de duplicação sair do papel e que a prefeitura deve participar da comissão da UFSC.
Simões também afirmou que a prefeitura fará uma revitalização na Edu Vieira, com o melhoramento do asfalto e das calçadas porque a Casan está implementando rede de esgoto na região. A previsão é de que até setembro as melhorias estejam prontas.
Presidente do Conselho Comunitário do Pantanal, Albertina da Silva de Souza, disse que o projeto da prefeitura foi apresentado à comunidade em dezembro de 2010. “Foi rejeitado por unanimidade. Temos insegurança quanto ao binário e o transporte coletivo. Vamos participar do grupo da UFSC para, quem sabe, até o Natal, termos um bom projeto”.
(ND, 07/06/2012)