19 jun Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência é tema de Seminário
Tudo Bem Ser Diferente, este é o lema da Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino (RME) de Florianópolis. Ser diferente é ter características individuais, critérios que nos diferenciam e fazem parte da condição humana. Sendo assim, a escola é um espaço propício para a derrubada de preconceitos, criando um local onde as pessoas sejam tratadas com respeito e igualdade. Para criar este ambiente e aprimorar a atenção aos alunos com qualquer tipo de deficiência, a Secretaria Municipal de Educação realiza, na próxima semana, o Seminário de Educação Inclusiva.
O evento, que ocorrerá entre quarta-feira (27) e sexta-feira (29), no Hotel Morro das Pedras, reunirá gestores da educação especial, professores das unidades educativas e das instituições conveniadas e parceiras da rede de ensino da Capital. O encontro contará com representantes de 35 municípios do estado.
A educação inclusiva busca estar atenta às diferenças, percebendo e atendendo as necessidades educativas especiais de todos os alunos. Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME), por meio da Gerência de Educação Inclusiva, atende a 450 crianças e adolescentes somente na capital catarinense, e trabalha para que esses alunos frequentem o ensino regular, aprendendo e participando do cotidiano escolar.
Palestras
O seminário iniciará com a palestra de abertura “Organização e a Gestão da Escola”, realizada pela professora Maria Teresa Eglér Mantoan, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). À tarde, Geovana Mendonça Lunardi Mendes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vai abordar o tema central do seminário: Currículo e Atendimento Educacional Especializado. Na quinta-feira, é a vez de Maria Terezinha da Consolação dos Santos (UNICAMP) palestrar sobre Inclusão e Diferenças.
Outro destaque do evento é a apresentação de um protótipo para auxiliar no aprendizado de deficientes visuais, pelo Centro de Referência em Tecnologia Inovadora da Universidade Federal de Santa Catarina (CERTI/UFSC).
Além disso, professores de turmas do ensino regular e ex-alunos, com deficiência, que estudaram na rede municipal e hoje estão em diferentes faculdades, farão relatos de suas experiências com a educação inclusiva na RME.
Atendimento Especializado
O Atendimento Educacional Especializado (AEE), proporcionado pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, em acordo com MEC/SECADI, tem o objetivo de assegurar a inclusão escolar de alunos com cegueira, baixa visão, surdez, deficiência mental, deficiência física, autismo e altas habilidades O AEE identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que visam eliminar as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.
O atendimento é realizado no período inverso ao da classe comum, frequentado pelo estudante, e desenvolvido nas salas multimeios. Nestes locais, são trabalhados com os alunos com deficiência questões específicas para que possam acompanhar em condições de igualdade o ensino regular. Como exemplo, há o ensino de Libras para os surdos, Braille para os cegos e comunicação alternativa para pessoas sem oralidade, entre outras ações.
Inscrições
18 a 25 de junho
Representantes dos municípios de abrangência:
eduinclusiva.pmf@gmail.com
Professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis:
http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/
Programação
Quarta-feira – 27 de junho
8h – Credenciamento
9h30 – Mesa de abertura
10h – Conferência de Abertura: A organização e a gestão da escola para a inclusão
Profª Dra Maria Teresa Eglér Mantoan (UNICAMP)
12h – Almoço
13h30 – Palestra: Relação entre Currículo e o AEE.
Profª Dra Geovana Mendonça Lunardi Mendes (UDESC)
16h15 – Palestra: O desenvolvimento de um aparelho de leitura e escrita para estudantes cegos.
Carlos Eduardo Zander e Ivan Jerônimo Iguti da Silva – CERTI
Quinta-feira – 28 de junho
8h30 – Palestra: Inclusão e Diferenças
Profª Dra Maria Terezinha Consolação (UNICAMP)
11h – Palestra: Implementação do AEE em Palhoça
Profª MS Rafaela Freitas
12h – Almoço
13h30 – Apresentação do Grupo de Dança da APAE Florianópolis
14h30 – Relatos de Experiências dos alunos na Universidade
Convidados: Abdel Hussein, Michelli Jacinto, Deonísio Schimitt
16h – Intervalo
16h15 – Relato de Experiências de alunos incluídos no Ensino Regular
Profª Sharlene dos Santos SME/Florianópolis
Sexta-feira – 29 de junho
8h30 – Trajetória da Educação Inclusiva de Florianópolis
Professoras: Liliana R. Soares, Vanilúcia C. Espíndola, Rosali M. S. Silva, Denise Montibeller, Rosangela Machado, Geisa Böck e Lenir M. Fonceca.
12h – Encerramento
(PMF, 19/06/2012)