24 maio Começa o ciclo de Festas do Divino na cidade
A presença açoriana em Florianópolis fica mais visível a partir deste final de semana, com o início das Festas do Divino Espírito Santo na cidade. O ciclo de festividades foi aberto hoje (23), pelo prefeito Dário Berger, em solenidade na sede da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com a presença dos festeiros das 14 comunidades que preservam essa tradição trazida pelos imigrantes açorianos, no século 18. “A Festa do Divino tem tudo a ver com a nossa história e a nossa cultura. Já estive duas vezes nos Açores e pude perceber o quanto esse momento é por eles reverenciado”, disse o prefeito.
Na solenidade foi assinado o convênio para repasse de recursos às comunidades que integram o Ciclo do Divino, no valor total de R$ 140 mil. A exemplo de anos anteriores, cada festa vai receber apoio financeiro de R$ 10mil para as atividades culturais. Até domingo (27), acontecem festividades no Centro, Estreito, Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição e Monte Verde.
Após a assinatura do convênio, a bandeira do Divino foi hasteada em um mastro especial, marcando o início do calendário festivo na cidade. A cerimônia atende à Lei Municipal nº 8010/2009, de autoria do vereador Edinon da Rosa (PMDB), que institui a abertura das festividades na quarta-feira anterior ao Domingo de Pentecostes. Os convidados puderam ainda conferir a exposição fotográfica “Divina Tradição”, com imagens das festas realizadas em 2011. A mostra fica aberta à visitação pública na sede da Fundação Franklin Cascaes, das 13h às 19h, até sexta-feira e depois vai itinerar pelas comunidades festeiras.
Patrimônio cultural
O Ciclo do Divino Espírito Santo em Florianópolis abrange 14 festividades realizadas de maio a setembro no município. O calendário foi criado com o objetivo de divulgar e fortalecer as Festas do Divino, manifestação popular incluída como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina, conforme a Lei Estadual nº 15.731/2012, de autoria dos deputados Marcos Vieira (PSDB) e Dirce Heiderscheidt (PMDB).
Comemorada nas celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a Festa do Divino revela uma prática coletiva de forte simbologia, que mescla celebrações religiosas, profanas e folclóricas. Na Capital, as festas acontecem também nas comunidades da Trindade, Rio Tavares, Pântano do Sul e Prainha (junho), Campeche (julho), Barra da Lagoa (agosto/setembro), Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras (setembro). A programação completa do Ciclo do Divino – 2012 está disponível no site da Fundação Franklin Cascaes (www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes).
(PMF, 23/05/2012)