11 abr Projeto CECA realiza Semana Reciclamente
O CECA estará realizando, de 23 a 27 de abril de 2012, a Semana RECICLAMENTE, uma ação que busca a construção de uma conduta consciente, responsável e sustentável frente aos resíduos sólidos gerados pela população, através de palestras e oficinas com materiais recicláveis. As atividades serão realizadas no Centro de Educação e Cidadania Ambiental (Rod SC 401, ao lado do Floripa Shopping) das 14hs às 17hs.
O RECICLAMENTE será voltado a adolescentes e jovens de comunidades de baixa renda de Florianópolis que estejam envolvidos em projetos sociais. Os agentes envolvidos poderão tornar-se multiplicadores de boas práticas na sua comunidade local, além de proporcionar geração de renda, pois através das oficinas aprenderão a confeccionar vários itens de materiais recicláveis. Não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos vão ser o foco das atividades da semana.
Segundo Estela Guimarães, coordenadora do CECA, destinar adequadamente os próprios resíduos é uma simples prática que contribui diretamente para fatores econômicos, sociais e ambientais, além de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010, a lei federal que passou identificar o dever de todo cidadão brasileiro por se responsabilizar pelos resíduos que gera.
Os resíduos, quando dispostos inadequadamente poluem o solo e comprometem a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, com sérias conseqüências à saúde humana e ao meio ambiente. Indicadores oficiais mostram que no ano 2000, cerca de 60% dos resíduos coletados foram depositados inadequadamente em lixões, 17% em aterros controlados e 13% em aterros sanitários. Observa-se que em uma década houve um aumento de cerca de 12% dos resíduos dispostos inadequadamente no solo.
A disponibilidade da informação ainda é a melhor ferramenta para despertar a percepção dos problemas presentes no cotidiano das pessoas e quais seus deveres e direitos frente a estes problemas.
O cidadão tem direito a um ambiente saudável: por isso deve defendê-lo com atitudes individuais e coletivas.
(Projeto Ceca, 10/04/2012)