10 abr Hospital Regional pede ajuda para combater infecções
Da coluna de Rafael Martini (DC, 09/04/2012)
Na manhã desta segunda-feira, o secretário Regional Renato Hinnig, a diretora geral do Hospital Regional, Marize Wiethorn Rodrigues, o diretor-geral do Instituto de Cardiologia do Hospital, Jamil C. Schneider, o gerente de Administração do instituto, Romualdo Leoni Tiezerin e as assistentes sociais, Vivian Aviara e a Fátima Maria dos Santos estiveram reunidos para debater um dos maiores problemas enfrentados pelo HR, a infecção hospitalar.
Segundo Schneider, o número de infecções hospitalares, principalmente na área da Cardiologia, vem aumentando de forma considerável, problema que preocupa a direção do Hospital. O grande motivo é o número de pessoas, incluindo acompanhantes, que permanecem dentro do Instituto durante várias horas seguidas.
Uma das soluções para este problema, seria ter um local apropriado para que essas pessoas que vêm de fora pudessem estar abrigadas. Um local para dormir e pelo menos duas refeições como café da manhã e almoço, para que não precisem ficar durante todo dia dentro do Hospital, diminuindo assim o risco de infecções e melhorando a qualidade do dia do acompanhante.
O secretário Renato Hinnig, pediu um levantamento de possíveis locais, custos e quais municípios mais utilizam este serviço para que se possa ter uma idéia de custos, para só depois serem analisadas quais as alternativas viáveis.
O relatório deve ser entregue no prazo de 15 dias para ser avaliado pelo secretário e assim ver quais caminhos poderão ser utilizados para resolução do problema.