Como agir quando avistar um Jabuti no Parque do Córrego Grande

Como agir quando avistar um Jabuti no Parque do Córrego Grande

Um jabuti morreu afogado no Parque Ecológico do Córrego Grande nesta segunda-feira (09). A equipe do Departamento de Educação Ambiental desconfia de que algum visitante avistou o animal fazendo travessia pelo Parque – geralmente para desovar – e colocou-o no lago principal do Parque, como forma de ajuda ao jabuti. Porém, o réptil não nada e foi atacado pelo jacaré.

“A orientação para esse tipo de ocorrência é sempre avisar a administração do Parque para que se possa tomar providências. Apesar de o indivíduo achar que está ajudando, pode acabar prejudicando, como foi no caso do Jabuti”, explica Talita Góes, Educadora Ambiental da FLORAM.

A diferença entre jabuti, tartaruga e cágado

O jabuti é o único entre os três tipos de quelônio que vive exclusivamente na terra, indo apenas nos corpos d’água para se refrescar e beber água. Pode ser facilmente identificado pelo casco alto e pelas patas traseiras em formato cilíndrico. Possui unhas para facilitar a locomoção.

Tartaruga é todo quelônio não classificado como cágados ou jabutis. Pode ser tanto marinha como de água doce. Possui o casco mais alto que o dos cágados. Outra diferença importante é que não dobram o pescoço para o lado ao recolhê-lo para dentro do casco, como faz o cágado.

O cágado distingue-se do jabuti por ser um quelônio de água doce e não terrestre. A diferença entre a tartaruga e o cágado é que eles possuem casco mais achatado e têm o pescoço mais longo.

(PMF, 10/04/2012)