Artistas protestam acampando em frente ao CIC em Florianópolis

Artistas protestam acampando em frente ao CIC em Florianópolis

Representantes da classe artística de Santa Catarina fizeram protestos no Centro Integrado de Cultura (CIC) na tarde desta segunda-feira e permaneceram acampados em frente a porta principal. Eles pedem a criação de uma Secretaria de Estado de Cultura e a realização de prêmios que disponibilizem recursos para os projetos de artistas catarinenses ou residentes no estado.

Aproximadamente 100 pessoas entraram no espaço onde funciona a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) durante uma hora. Os manifestantes levaram colchões e cantaram para chamar a atenção para as questões abordadas em uma carta remetida ao governador Raimundo Colombo.

Eles teriam entrado no prédio quando souberam que o presidente Joceli de Souza teria deixado o local sem falar com eles. O presidente teria sugerido a indicação de três a cinco representantes para receber em sua sala. Os protestantes não quiseram aderir a sugestão e afirmaram que aguardam que o presidente vá até eles.

Segundo Souza a carta elaborada pelos artistas ainda não foi recebida por ele oficialmente, mas ao ser questionado sobre os pontos destacados pelos manifestantes o presidente é direto.

— Há informações equivocadas como o Edital Elisabete Anderle que não pode ser publicado este ano por se tratar de um ano eleitoral e por não ter sido realizado no último ano. A lei impede a realização de eventos em ano de eleição, quando não é um calendário continuado. Então a partir do ano que vem realizaremos o prêmio. Mas nós estamos aberto ao diálogo, priorizamos a clareza e as conversas. Desmarquei duas horas de compromissos agendados para receber a comissão de artistas e eles não compareceram — disse Souza.

O conselheiro Estadual de Cultura Fifo Lima é o representante dos profissionais de cinema no movimento. De acordo com Lima os artistas não quiseram abrir mão de ter à atenção do presidente para todo o grupo:

— O grupo espera que o presidente converse sobre os assuntos questionados na presença de todos.

(DC, 23/04/2012)