19 mar Tartaruga é devolvida ao mar em Florianópolis
Centenas de pessoas aplaudiram a chegada ao mar de uma tartaruga verde, Chelonia Mydas, na tarde deste domingo, na Barra da Lagoa. O animal passou dez dias sob os cuidados de biólogos do Projeto Tamar. Recuperada de ferimentos provocados por redes de pesca a fêmea de 15 quilos foi solta, logo após ser exibida a crianças e a adultos que se despediram do exemplar na beira da praia.
Dentre muitos olhinhos atentos em volta do cordão de isolamento, colocado pela equipe do Projeto Tamar, estava Michaelle Michel, 9 anos. A areia fofa da praia não foi obstáculo para que seu pai, Ademir Michel, 39, empurrasse a cadeira de rodas da filha até o local onde a tartaruga seria solta. “Ela ficou curiosa. Mas teve medo de tocar o bichinho”, observou o administrador de empresas, que veio de Gaspar passar o fim de semana com a família.
Enquanto os biólogos passavam com a tartaruga dentro de uma caixa, a gestora do Centro de Visitantes do Tamar, Camila Cegoni, falava dos riscos de extinção a que estão expostos as cinco espécies do animal no Brasil. “Para as crianças essa interação é muito importante. Ela ajuda no fomento da consciência da necessidade de preservação”, destacou.
Mariana Fuente, 37, e Cláudio Martines, 39, assistiram pela segunda vez a soltura de uma tartaruga. Acompanhados da filha Violeta, 3 anos, o casal vibrou com a entrada da tartaruga na água. “Maravilhoso podermos ver esse trabalho antes de voltarmos à Bueno Aires”, comemorou a turista argentina.
(Alessandra Oliveira, ND, 18/03/2012)