Servidores municipais paralisam atividades na tarde de quinta-feira (8) para assembleia geral

Servidores municipais paralisam atividades na tarde de quinta-feira (8) para assembleia geral

Postos de saúde, creches e escolas municipais fecham novamente na tarde de quinta-feira (8). A partir das 13h, os servidores se reúnem para avaliar as propostas da Prefeitura diante das reivindicações relacionadas ao PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) e do piso salarial do magistério. O secretário municipal de administração, Sandro Fernandes, afirmou que a proposta chega próximo ao esperado pela categoria e deve ser oficializada quinta pela manhã.

De acordo com o diretor de formação sindical do Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Florianópolis), Alex Sandro Batista dos Santos, na terça-feira, 95% das escolas e creches ficaram fechadas e 80% dos postos de saúde paralisaram atividades. “Queremos avançar nas negociações. Provavelmente, os números serão parecidos”, garantiu.

Já os médicos da prefeitura decidiram não paralisar as atividades, mas já programaram suspensão de atendimentos para o dia 21 de março. As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) funcionarão normalmente, com atendimento reforçado. A categoria negocia a suspensão de desconto em gratificação e o reajuste de 15% na mesma. “Esse desconto faz com que os médicos não queiram trabalhar na prefeitura. É um problema grave”, disse César Ferraresi, secretário geral do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina.

O secretário municipal de administração, Sandro Fernandes, garantiu que o governo está analisando juridicamente o decreto que regula o repasse variável da gratificação. “É uma questão mais complicada. Temos que também avaliar a repercussão financeira, que não será pequena”, relatou.

Conselheiros paralisam

Os conselheiros tutelares de Florianópolis paralisam as atividades quinta e sexta-feira, atendendo apenas às situações graves. A categoria não aceita receber um valor correspondente a 70% do vencimento do cargo comissionado de assessor técnico da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de Florianópolis.

(Emanuelle Gomes, DC, 07/03/2012)