09 mar Revitalização da Passarela da Ponte Pedro Ivo e entorno deve ser concluída em abril
A única alternativa para entrar e sair a pé ou de bicicleta na Ilha de Santa Catarina está com o projeto de recuperação praticamente concluído, conforme vistoria do Ministério Público de Santa Catarina realizada no último dia 28/02 com a presença da presidente da Associação FloripAmanhã, Zena Becker.
“As melhorias que estão sendo feitas vão proporcionar maior segurança, e a ideia é facilitar e motivar as pessoas a usarem esta passarela a pé ou de bicicleta como forma de diminuir o número de carros nas ruas e melhorar a mobilidade urbana”, analisa Zena.
Durante a vistoria, verificou-se que as câmeras de segurança com alcance na passarela e nas faixas de rolamento da ponte foram instaladas e os problemas de altura do guarda-corpo e de pouca iluminação também foram resolvidos. Porém, ainda não foram feitas a colocação de guias para cegos e a recuperação paisagística do entorno da ponte, o que deve acontecer em até 75 dias da data da vistoria.
Estiveram presentes na vistoria o Promotor de Justiça Daniel Paladino, da 30ª Promotoria de Justiça, representantes do FloripAmanhã, Polícia Militar, Departamento Estadual de Infraestrutura (DEINFRA), Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC), Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e a Consórcio de Iluminação Pública (COSIP).
A vistoria faz parte do inquérito civil para apurar possíveis irregularidades em relação à segurança da passarela, instaurado pela 30ª Promotoria de Justiça da Capital, com atuação na área de cidadania.
(Com informações do MPSC)