28 mar Prefeitura diz que novo plano diretor amplia as áreas verdes e reduz as urbanizáveis
O novo plano diretor de Florianópolis, que será apresentado nesta teça-feira, 27, em uma audiência pública no Clube 12 de Agosto, no Centro, a partir das 19h, amplia a área verde e reduz as áreas urbanizáveis da cidade. As informações foram dadas pelo professor Rodolfo Pinto da Luz, em entrevista à rádio CBN/Diário.
Segundo Pinto da Luz, o novo documento tem 373 artigos, mais anexos, e prevê uma maior concentração das construções, o que evitaria a dispersão que causa a ocupação de muitas áreas por toda a cidade, dificultando a preservação ambiental. O plano prevê ainda a criação de um conselho de gestão da cidade, pelo qual passariam todas as mudanças antes de serem enviadas à Câmara de Vereadores.
O professor afirmou que o novo plano diretor vem sendo debatido desde 2006 com a comunidade e visa substituir os planos do Distrito Sede e dos Balneários. Agora, no encontro desta terça-feira, o documento será apresentado já com a revisão da área técnica da Prefeitura.
Mais quatro encontros serão realizados pela Prefeitura com a comunidade para se detalhar o plano diretor. Depois disso, ocorrerão três audiências públicas distritais para que a comunidade conteste, apresente ideias e sugestões sobre a cidade como um todo e a região em que vive em particular.
Uma última audiência será realizada para que o consenso seja alcançado e se possa formatar o documento e enviá-lo à Câmara.
(DeOlhoNaIlha, 27/03/2012)