08 mar Movimento reúne cerca de 70 manifestantes em rodovia do Norte da Ilha
Cerca de 70 pessoas, entre pais e alunos, se reuniram na noite desta quarta-feira em uma manifestação que interrompeu o trânsito na rodovia João Gualberto Soares, no trevo que leva para o Bairro Rio Vermelho e para a localidade do Muquém. O trânsito foi bloqueado por meia hora, das 18h45min às 19h45min.
A manifestação foi uma forma de protesto contra as condições precárias da Escola Estadual Antônio Apóstolo Paschoal. Pais, alunos e professores reclamam que de falta de água, segurança e, até, de uma diretora.
De acordo com a gerência em educação da Grande Florianópolis informou que foi enviado um novo pedido, solicitando segurança para a escola. E que o pedido depende de uma liberação financeira por parte da Secretaria da Educação para ser atendido.
Sobre a diretora, a assessoria da gerência explicou que a antiga responsável foi nomeada para um novo cargo, mas que já há um novo nome para assumir a escola, o que deve acontecer nos próximos dias.
A equipe de inteligência do 21º Batalhão da Polícia Militar acompanhou a manifestação. O tenente-coronel Silvio Gomes Ribeiro classificou a movimentação como pacífica. Segundo ele, houve um contato com os manifestantes na tentativa de intensificar o policiamento naquela região.
Os manifestantes irão interromper o trânsito novamente na quinta e na sexta-feira. Na quinta, o movimento está previsto para as 19h45min e deve durar uma hora.
(Guilherme Lira, DC, 07/03/2012)