Mais uma ação do “Programa de Prevenção do Câncer de Pele” da FLORAM

Mais uma ação do “Programa de Prevenção do Câncer de Pele” da FLORAM

Em continuidade ao “Programa Escola Promotora de Saúde – Prevenção do Câncer de Pele”, a equipe do Departamento de Educação Ambiental da FLORAM realizou hoje (29), as atividades na Creche Jardim Atlântico, no bairro Jardim Atlântico.

No período matutino, foi feito o plantio de três mudas de árvores frutíferas. Como as mudas ficarão na calçada, foi preciso quebrá-la para fazer os buracos e por isso as crianças não puderam colaborar no plantio. A tarde, continuando a atividade na escola, as crianças puderam ajudar no plantio. No total, foram três mudas de amoreira (Morus sp.) e quatro de uva-do-japão (Hovenia dulcis). “Na creche pude acompanhar o estado de outras espécies arbóreas e dar dicas de crescimento e poda para os colaboradores” comenta a Bióloga do Departamento, Silvane Dalpiaz.

A Uva-do-Japão

Os frutos desta espécie tem sabor aprazível, porém devem ser colhidos maduros, pois quando verdes possuem gosto adstringente. A árvore é muito utilizada na arborização urbana, atraindo a fauna de aves e mamíferos.

O Programa

“Proporcionar barreiras físicas através do sombreamento utilizando cobertura vegetal, ou seja o plantio de árvores” explica Silvane Dalpiaz do Carmo, Bióloga do DEPEA.

O Superintendente Gerson Basso destaca que o plantio além de servir como barreira física para prevenção do câncer de pele, contribuirá com a diminuição do aquecimento, barreiras sonoras e recuperação de fauna. “Sobretudo, o local fica mais bonito e agradável”, conclui.

O procedimento é simples. A UE entra em contato com DEPEA (33380021), agenda uma visita técnica, os técnicos realizam a vistoria, fazem intervenção com o grupo de profissionais e alunos da unidade e realizam o plantio das mudas juntamente com as crianças.

(PMF, 29/03/2012)