21 mar Incêndio de grandes proporções atinge Parque Estadual do Rio Vermelho
Equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental lutaram durante todo esta terça-feira (20) contras as chamas que tomaram conta do Parque Florestal do Rio Vermelho, no Norte da Ilha. Na semana passada, a mesma região já havia sido atingida pelo fogo. Os bombeiros descartaram a possibilidade do incêndio de hoje (terça) ter sido criminoso. Outros focos também foram registrados na região da Grande Florianópolis.
O fogo no Rio Vermelho não chegou a atingir casas. Segundo informações dos Bombeiros, as chamas podem ter começado devido ao grande acumulo de material orgânico que cai das árvores de Pinus espalhadas por todo o parque. O material das árvores tem alto poder de combustão, o que colaborou com que as chamas se espalhassem por várias parte dos 500 hectares de parque.
O helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, foi acionado para ajudar no combate das chamas. O trabalho de apagar o fogo com a aeronave é considerado perigoso e exigiu perícia das equipes. O Arcanjo utilizou cerca de 7.500 litros de água, que foram coletados na Lagoa da Conceição e transportados até o local.
Houve, ainda na tarde desta segunda-feira, um princípio de incêndio em um compressor de um apartamento localizado no Centro da cidade. O chamado foi rapidamente atendido e o fogo controlado. No morro da Cruz, proximidades do heliponto da Polícia Militar, também foi registrado foco de incêndio por volta das 16h30 de ontem. No início da noite o fogo já havia sido controlado.
O tempo seco e com poucas chuvas é apontado como a principal causa dos incêndios nas regiões de mata da cidade.
(Patrícia Peron, ND, 20/03/2012)